sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Achei interessante: Além do arco-íris, outros simbolos GLS


Encontrei na net uma matéria falando sobre os símbolos gays, e mostrando que apesar de ser o mais popular, o arco-íris não é o único. Achei a explicação bem interessante, deste triângulo rosa, existem outros, mas para não estender a postagem vou colocando pouco a pouco ao longo do fim de semana.

P.S - Será que eu sou um gay assim tão fora do padrão que também só conhecia o arco-íris? rs

O triângulo cor-de-rosa é o símbolo da comunidade gay mais antigo, datado do período anterior à Segunda Guerra Mundial. Durante o regime nazi na Alemanha, o Parágrafo 175 da lei germânica de 1935 proibia relações homossexuais, foi revista por Hitler e incluindo beijos, abraços e fantasias gays assim como atos homossexuais. No âmbito dessa lei, estima-se que 25 mil pessoas tenham sido enviadas para prisão entre 1937 e 1939 e depois, para campos de concentração. Naquela época a sentença aplicada era a esterilização, geralmente através da castração. Em 1942, Hitler ampliou a punição para morte.

Cada prisioneiro nos campos de concentração tinha um triângulo colorido invertido para indicar a razão de sua prisão. Algum dos mais comuns eram o vermelho para prisioneiros políticos, verde para criminosos comuns, dois amarelos para judeus, preto para crimes anti-sociais(sic) e rosa para homossexuais.

Aos prisioneiros com triângulos rosa eram dadas as piores tarefas e eram o foco de ataque de outros prisioneiros, assim como dos guardas da prisão. A estimativa de homens gays assassinados durante o regime nazista alcança mais de 100.000 pessoas.

Quando a guerra terminou, os prisioneiros homossexuais permaneceram encarcerados, já que o Parágrafo 175 ainda era lei vigente na Alemanha Ocidental até sua revogação em 1969. Nos anos 70 o triângulo rosa começou a ser conhecido como símbolo do movimento de direitos gay. É um símbolo facilmente reconhecido e serve como recordação da opressão e preconceito constantes sofridos pelos gays. O triângulo rosa é um símbolo da frase "Nunca esqueça, nunca de novo".

O triângulo rosa também foi adotado pelo ACT-UP (AIDS Coalition To Unleash Power) como seu símbolo. Eles inverteram o triângulo para simbolizar "uma luta ativa é melhor do que um destino de resignação passiva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário